Entre em contato

Desafie limites: Adote a estratégia de armazém inteligente

Abril 15, 2024 Gonzalo Fernandez

Reduza até 48% dos ciclos de pedidos implementando um gerenciamento expandido de seu processo de armazenamento para revolucionar as operações logísticas em sua empresa.

Sabemos que o gerenciamento de armazéns para empresas vem evoluindo devido à inovação e à tecnologia disponíveis, visando ao armazenamento inteligente. O objetivo não é apenas integrar vários sistemas e soluções, mas também manter a conectividade estratégica para gerar valor em toda a cadeia de suprimentos.

Isso é possível por meio de uma Gestão Inteligente de Armazéns que se concentra em um modelo evoluído, sustentável e lucrativo, ajudando as empresas a: diminuir a carga operacional, reduzir os tempos de gerenciamento, fornecer cobertura de processo de ponta a ponta e evitar custos associados.

Três focos estratégicos que permitem o "Gerenciamento Inteligente de Armazéns"

blog-sap-ewm-img-01-alt

A chave está no aprimoramento da função da cadeia de suprimentos, em que o gerenciamento de armazéns se torna um gerador de valor para a empresa ao adotar um sistema de gerenciamento de armazéns (WMS) moderno, flexível e dinâmico que permite:

1. Digitalização das operações para ter uma visão global e em tempo real.

2. Previsão de eventos de negócios para garantir a tomada de decisões assertivas, evitando possíveis incidentes.

3. Otimizar e acelerar as operações para oferecer serviços rápidos e de qualidade que se traduzam em lucratividade e utilidade.

Agora, embora seja verdade que as necessidades de gerenciamento de armazém dependam do número, da variedade e da diversidade de produtos que uma empresa compra, vende, armazena e produz, a configuração do armazém será muito diferente para uma empresa farmacêutica em comparação com uma empresa automotiva, onde, mesmo para uma pequena empresa, pode não ser necessário ter um.

No entanto, como há empresas que, devido à complexidade de seus negócios, precisam ter um WMS para otimizar a organização do fluxo de mercadorias em seu próprio armazém ou em um armazém terceirizado, elas exigem controle absoluto de todo o processo, do início ao fim:

blog-sap-ewm-img-02-alt

• Visibilidade global e em tempo real do negócio em relação a todas as operações de armazenamento e estoque, permitindo a tomada de decisões rápidas e bem informadas.

• Gerenciamento de inventários precisos e detalhados, com rastreabilidade e informações completas sobre o estoque de produtos, facilitando a tomada de decisões estratégicas.

• Integração com o SAP S/4HANA para unificar todos os processos logísticos em uma única plataforma e banco de dados, reduzindo os custos operacionais e aumentando a eficiência.

• Conhecimento total sobre o estado das vendas, com dados precisos, análises e relatórios para delinear ações oportunas que ajudam a aumentar as vendas e a eficiência do negócio.

• Relatórios estratégicos que ajudam a agir com precisão e rapidez no processamento de pedidos, no gerenciamento de estoques e até mesmo na redução dos prazos de entrega.

Mudança de um modelo tradicional para um modelo com business intelligence

No mundo dos negócios em constante evolução, a gestão eficiente de armazéns desempenha um papel crucial no sucesso de uma empresa. Tradicionalmente, o SAP Warehouse Management (SAP WM) tem sido a solução padrão para muitas organizações que buscam gerenciar suas operações de armazém. No entanto, com o avanço da tecnologia e a necessidade de maior inteligência comercial, muitas empresas estão considerando fazer a transição para o SAP Extended Warehouse Management (SAP EWM).

Além disso, quando uma empresa adota o SAP S/4HANA e unifica com sucesso todos os processos logísticos em uma única plataforma e banco de dados, ela reduz os custos operacionais e abre caminho para um armazenamento mais inteligente, permitindo uma melhor qualidade de serviço, maior eficiência e níveis otimizados de estoque, recursos e espaço. Essa transição faz com que a empresa passe de um modelo básico ou tradicional para um modelo ágil e dinâmico, com funcionalidades avançadas que somente a implementação do SAP Extended Warehouse Management pode oferecer.

Portanto, a transição do SAP WM para o SAP EWM representa um passo significativo em direção a uma gestão de armazéns mais inteligente e a operações focadas em business intelligence. Com funcionalidades avançadas, integração com o SAP S/4HANA e maior flexibilidade, o SAP EWM equipa as empresas com as ferramentas necessárias para otimizar suas operações de armazém e permanecer competitivas em um mercado em constante mudança.

blog-sap-ewm-img-03-alternative

7 principais benefícios do "armazém inteligente"

1. Armazéns com grandes volumes de movimentos e tarefas operacionais, bem como armazéns automatizados com movimentos complexos.

2. Materiais de alta/baixa rotatividade e sazonais, prontos para movimentos inteligentes.

3. Embalagem específica e detalhada de acordo com as especificações técnicas do material ou produto.

4. Alto grau de recursos de automação e integração com outras áreas do sistema por meio do MFS - Material Flow Systems.

5. Otimização de processos com recursos avançados, como seleção por voz e armazenamento em locais inteligentes usando unidade de RF, para otimizar e acelerar as operações de armazenamento, reduzindo os tempos de gerenciamento e aumentando a eficiência. Aplica-se a todos os tipos de armazéns, centros de distribuição, armazéns de manufatura, armazéns de trânsito, etc.

6. Suporte para as tecnologias mais recentes:
    • Funciona no banco de dados HANA, para lidar com o desempenho de até um milhão de itens por dia.
    • Uso de serviços de logística de terceiros para operações de armazém, como armazéns de trânsito, armazéns de faturamento, entre outros.
    • Fácil de usar para facilitar a interpretação das informações de qualquer dispositivo móvel, permitindo verificações do status do depósito em tempo real.
  7. Conformidade regulatória e de qualidade para atender às regulamentações e aos padrões de qualidade em diferentes setores, como o farmacêutico ou o de alimentos e bebidas. Isso inclui recursos como o gerenciamento de produtos sensíveis à temperatura, gerenciamento de lotes e séries e rastreamento da cadeia de frio, entre outros.

Por exemplo, em setores como o de transporte, a sustentabilidade e a circularidade são garantidas por meio da adoção de softwares que otimizam a gestão de cargas e o cálculo de rotas, com a evolução do armazenamento para um modelo de armazéns inteligentes que oferecem rastreamento em tempo real para melhor alocação de recursos e quando também otimizam as viagens de carga para garantir a otimização do espaço e evitar viagens vazias.

Ao analisar o gerenciamento de armazéns de uma perspectiva inteligente, com base na tecnologia e na inovação como um catalisador de diferenciação nos processos de operação, logística e armazenamento da sua empresa, você começa a agregar valor aos seus processos para se concentrar na eficiência e na produtividade dos negócios. Portanto, é fundamental considerar três questões estratégicas:

Quais são os desafios mais significativos enfrentados pelos processos de armazenamento em minha empresa atualmente?
Como a evolução do gerenciamento de armazéns, comparando um modelo tradicional com um modelo avançado, me permite implementar funcionalidades que ajudam a fornecer precisão e valor ao meu negócio?
Como posso começar a garantir um modelo sustentável e lucrativo aplicando inovação e tecnologia de acordo com os KPIs da minha empresa?

À medida que as empresas se esforçam para permanecer competitivas em um ambiente de negócios cada vez mais digitalizado, a gestão de armazéns continuará a evoluir para uma abordagem mais inteligente e tecnológica. O SAP EWM se destaca como uma solução fundamental nesse processo de transformação, permitindo que as empresas aumentem a eficiência, a produtividade e a lucratividade de suas operações logísticas.

Concluindo, é hora de olhar para a gestão de armazéns de ponta que permite que as empresas aproveitem ao máximo seus recursos e otimizem suas operações de logística em um mundo de negócios em constante mudança.

blog-sap-ewm-img-04

Transforme sua empresa com a Avvale

Estamos abertos para iniciar essa conversa e analisar cada variável, desafio e objetivo na Gestão de Armazéns que leve sua empresa a uma abordagem mais inteligente, ajudando a gerar modelos lucrativos e sustentáveis. Podemos discutir vários casos de referência de mercado que transformamos de acordo com as necessidades, os setores e os requisitos exclusivos de cada empresa.

Você está pronto para conduzir sua empresa a um futuro ágil, circular e sustentável no gerenciamento inteligente de armazéns?