Project Manager Dashboard ganha o primeiro vice-campeonato no SAP Hackathon

Junho 5, 2024 Avvale

A Avvale se diferencia como um local que adapta as soluções às necessidades dos clientes. Essa missão esteve presente na mente da equipe de Data and Analytics que participou do SAP Hackathon 2023, competição anual de desenvolvimento.

A equipe usou o feedback de clientes da vida real como motivação para criar uma solução simples que produz resultados de negócios massivos.

Continue lendo para saber mais sobre o painel de Gestão de Projetos (Project Manager Dashboard ou PM Dashboard) e a equipe que o criou.

Hayley Vong: Conte-me sobre a solução que você construiu para o Hackathon este ano.

Lalitha Vallabhaneni: O Project Manager Dashboard (PM Dashboard) é inspirado em conversas com os gerentes de projeto (GPs) de nossos clientes; e não apenas gerentes de projeto, mas também analistas de negócios, contabilidade e finanças. Notamos um padrão nos desafios enfrentados por várias indústrias e organizações - a falta de visibilidade completa dos dados de projetos provenientes de várias fontes, sem falar na dificuldade de capturá-los em um único lugar.

Usando a funcionalidade Digital Boardroom da SAP dentro do SAC, desenvolvemos o PM Dashboard como uma única fonte de verdade para todo o processo de gerenciamento de projetos, desde a entrada de horas até o recebimento de uma fatura. O SAP Datasphere é o mecanismo que puxa todos os dados relevantes de todas as fontes e os torna acessíveis.

HV: Quanto tempo essa solução economizaria para um gerente de projetos (GP)?

LV: Muito. Economiza o tempo do GP de ir a várias fontes tentando montar um quebra-cabeça maior de dados, dados que poderiam estar desatualizados sem as conexões em tempo real do S/4HANA para o Dashboard usando o Datasphere.

Armando Salazar: E o valor que os GPs estão obtendo não é apenas em termos de tempo. Para alguns desses GPs, esta é a primeira vez que têm uma ferramenta como esta. Ela equipa os GPs com a capacidade de supervisionar seus projetos de maneira eficiente, uma mudança em relação à prática convencional de esperar até o final do mês para avaliar as faturas. Em vez disso, eles agora têm acesso a dados em tempo real, permitindo monitorar o progresso e os indicadores financeiros instantaneamente.

Filip Kransfeld: Para muitos clientes, há uma falta de acesso padronizado aos dados, resultando em uma situação onde os funcionários ou não têm acesso a informações pertinentes ou recorrem a criar seus próprios relatórios, muitas vezes baseados em conjuntos de dados diferentes e produzindo resultados variados. No entanto, essa solução melhora o status quo de duas maneiras fundamentais. Primeiro, todos dentro da organização podem acessar os mesmos dados, eliminando disparidades nas fontes de informação e nos resultados. Segundo, o retorno sobre o investimento (ROI) de implementar essa solução tem se mostrado substancial, embora naturalmente varie entre as diferentes organizações. Por exemplo, o primeiro cliente que adotou essa solução economizou centenas de horas que teriam sido gastas na coleta e formatação de dados. Esse ganho de eficiência é atribuído principalmente à consolidação dos dados em um único repositório e ao estabelecimento de um layout de relatório acessível a todos.

blog-saphackathon-img-02

HV: Quais desafios específicos inspiraram essa solução?

Shashank Paritala: Acho que a maior inspiração foram nossos clientes no setor de serviços profissionais. Ouvimos seu desejo de evoluir além de esperar até o final do mês. Eles queriam ver tudo em tempo real. E por que não? Seria inaceitável ver o resultado ou a saúde de uma linha de produção apenas no final do mês – por que a mesma lógica não pode ser aplicada ao gerenciamento de projetos?

AS: E, ainda que se chame PM Dashboard, também é um recurso para os acionistas obterem uma visão em tempo real e acessível do progresso dos projetos.

SP: Acho que é um ciclo virtuoso, pois se torna um teste de fogo para a saúde de um negócio devido à forma como você executa a análise de dados, e vice-versa. Um dos hábitos que essa solução capacita as empresas de serviços a romper é registrar o tempo apenas no final do mês. Quando você tem dados em tempo real, por que esperar? Como podemos usar essa capacidade a nosso favor? É uma oportunidade para os primeiros adotantes se adiantarem à concorrência e contribuírem para a saúde geral de seus negócios.

HV: Trabalhando juntos diariamente, vocês já são uma equipe forte. Como vocês abordam um evento como o Hackathon, onde pode haver uma camada adicional de pressão?

Enrique Ortiz: Já somos competitivos como equipe; trabalhamos muito duro, e essa nova experiência nos motivou a nos superar. Estar ao redor de outras equipes nos trouxe novas perspectivas e também reforçou as nossas próprias. Ficamos muito orgulhosos de ver o valor da nossa solução brilhar.

Linh Tran: Fomos os últimos a apresentar na competição e havia muitas soluções complexas antes de nós, usando tecnologias SAP e não SAP para resolver problemas de negócios intrincados. Acho que tínhamos muita confiança na nossa solução porque é uma solução testada e comprovada. Ela foi testada não apenas em um, mas em vários clientes, e acho que isso realmente nos inspirou.

SP: Depois de ficarmos em segundo lugar, brincamos que éramos de longe a solução mais simples. Mas acho que fomos tão bem-sucedidos por conta da história que contamos – porque essa história existe e é muito comum. Queríamos fornecer utilidade para um business case do mundo real.

blog-saphackathon-img-01

HHV: Do que você mais se orgulha ao sair dessa experiência?

LT: Tenho orgulho de termos provado que nossa solução é realmente valiosa, não apenas para nossos clientes, mas também para a SAP. E também estou muito orgulhosa de fazer parte desta equipe.

AS: Tenho orgulho de como contei a história da nossa solução no palco. Não importa o quão simples, a maneira como você apresenta as coisas importa muito. Os dados não têm valor se você não puder expressar como isso fará uma diferença.

EO: Tenho mais orgulho da minha equipe. Sentimos muitas emoções durante a fase de desenvolvimento e, mesmo nos momentos baixos, sempre mantivemos um sorriso e rimos dos nossos erros. Canalizamos essas emoções para a nossa apresentação, e algo grandioso surgiu disso.

LV: Acho que a cultura da Avvale nos permitiu encontrar a solução juntos - não importa quão junior ou senior sejam os membros da equipe. Quando entrei na Avvale, alguém me disse que não somos como os grandes - somos como uma boutique que faz trabalhos personalizados e ajustes. Tentamos adaptar e ajustar nossas soluções ao cliente. Na época, soou bom, e nessa experiência, eu vi isso na prática. Esta solução é informada por pessoas, para pessoas. Tornou-se universalmente bem-sucedida porque foi informada individualmente por muitos.

SP: Todos realmente se uniram de uma maneira ágil e colaborativa para transformar o estresse em sucesso.

FK: Concordo com tudo o que a equipe disse. Este é um ótimo exemplo de como a Avvale gera oportunidades para os mais jovens se envolverem e de como nossos membros juniores demonstraram muita maturidade ao criar e apresentar esta solução. Estou muito orgulhoso desta equipe!

Transforme com a Avvale

A circularidade é um modelo de negócios lucrativo, criado para prosperar no futuro. Pessoas, somadas à nossa metodologia proprietária, multiplicadas pelo poder da tecnologia, resultam em soluções mensuráveis e concretas desde o início. Entre em contato para ver como a Avvale pode impulsionar sua migração para a nuvem e rumo a um modelo de negócios circular, sustentável e lucrativo.